Qual Seu Posicionamento Único?

Caro Empresário,

Bem-Vindo a este post foi feito para você, que quer se destacar no seu segmento de mercado.

Os artigos estão separadas em 3 grandes “categorias”, que são:

  • Estratégia e Negócios
  • Geração de Tráfego
  • Conversão em Vendas (Copywriting)

Você receberá cada artigo semanalmente, sempre alternando estes assuntos.

Neste artigo vou abordar, literalmente, o COMEÇO da sua empresa, do seu negócio.

A grande pergunta aqui é: qual o seu posicionamento único?

O que diferencia você do restante do mercado?

Veja, não estou falando do seu slogan… não estou falando de uma missão escrita em um papel apenas porque você aprendeu que sua empresa precisa ter uma missão escrita…

Estou falando efetivamente do que torna você ÚNICO.

Houve uma época da minha vida que eu não sabia o que colocar no campo “Profissão” quando preenchia um formulário.

Parece estranho? Bem, na verdade, eu realmente não sabia o que colocar. Na época eu era Engenheiro de Controle e Automação, analista de sistemas, consultor de empresas, coach de negócios, coach de vida, professor universitário, professor ensino fundamental II, escritor, pai, marido.

Qual era o problema? Nem eu sabia o que fazia, justamente porque fazia de tudo.

Então comecei a cortar o que fazia. A primeira coisa foi deixar de ser analista de sistemas. Engenheiro de Controle e Automação, coach de vida, apenas para família. Escritor deixei de lado.

E agora sou apenas consultor, pai e marido.

(o que já facilita muito preencher o campo “profissão”)

Mas falando da sua empresa… ou mesmo do serviço que você presta… a pergunta que você tem que se fazer, todos os dias, até ter certeza da resposta, é:

“O QUE EU FAÇO? Pelo que sou conhecido? Qual é a UMA coisa que faço bem, e melhor que todo mundo? Qual é o meu compromisso com o mundo?”

Vou dar o exemplo da minha empresa, e de alguma forma você foi impactado por essa mensagem.

Estou Comprometido Em Construir Um País Mais Rico.

É isso que eu faço. Construo Um País Mais Rico.

COMO eu faço isso? Através do meu serviço como consultor, ajudo profissionais autônomos e pequenos empresários a encontrarem e implementarem as OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS para se posicionarem de forma única no mercado, revendo o modelo de negócios e o posicionamento no mercado através da internet.

Meu negócio é encontrar Oportunidades Estratégicas. 20% do meu trabalho é escrever cartas de vendas. Talvez mais uns 10% é escrever alguns e-mails e fazer mais uns desenhos para ilustrar o que foi identificado.

70%-80% do meu trabalho é identificar oportunidades estratégicas.

E você? Qual é o seu posicionamento único no mercado?

Escute, é normal que você faça mais de uma coisa. Esses Artigos que escrevo para você NÃO são meu core. São um complemento e uma forma de levar meu compromisso para um outro nível.

Porém, você precisa definir a “ponta do seu guarda chuva”.

Vou dar alguns exemplos práticos:

Imagine que você é um profissional autônomo da área da saúde, um massoterapeuta, por exemplo.

Você aprende dezenas de técnicas… e quando vai divulgar seus serviços você fala que faz… todas as dezenas de técnicas que aprendeu.

E se te perguntam o que você faz? Se você responde “massagem”… você é apenas “mais um” que provavelmente ninguém faz ideia do que você realmente faz.

Agora imagine um massoterapeuta que tem o seguinte posicionamento…

“Especializado em Reflexologia Podal, com sessões de 40 minutos de massagem nos pés cuido de dores na lombar e cansaço.”

É claro que se você é um terapeuta você consegue tratar a coluna inteira, algumas doenças , dar mais energia e bem-estar. Mas a questão é: qual seu posicionamento ÚNICO?

Se você é um advogado, qual sua especialidade?

“Especializado em divórcios que envolvem crianças e até 3 imóveis.”

Com o tempo você se torna conhecido pelo que faz. Quanto mais específico você for, melhor.

Gosto sempre de trazer como exemplo minha própria empresa. Por causa da minha formação, consigo orbitar em vários nichos… porém, devido à diversas circunstâncias, tenho me tornado cada vez melhor em encontrar oportunidades estratégicas no nicho da saúde.

E se eu precisar ser ainda mais específico, oportunidades estratégicas na oftalmologia.

E em uma outra vertente, em saúde alternativa.

Com este posicionamento na área da saúde, é uma questão de tempo para me tornar conhecido.

E o mesmo se aplica a você.

Pelo que você é conhecido?

Entenda que existem dois posicionamentos distintos que você precisa ter quando começar seu negócio.

O primeiro, e mais importante, é o SEU GRANDE PORQUE.

Faço o que faço porque acredito que é possível construir um Brasil mais rico.

Você atrai pessoas que tem os mesmos valores que você.

O segundo, apenas ligeiramente menos importante, é O QUE VOCÊ FAZ. De forma específica.

“Mas e como isso se aplica na prática?”

Que bom que você perguntou!

Você coloca isso na prática da seguinte maneira:

Você monta toda sua comunicação baseada no seu GRANDE PORQUE e com O QUE VOCÊ FAZ.

Talvez no momento que você estiver lendo esta carta meu site ainda esteja desatualizado, mas minha comunicação é:

Consultoria de Marketing Para Identificar Oportunidades Estratégicas no Modelo de Negócios. Quem faz isso? Alexandre, porque ele acredita que é possível construir um País mais rico e feliz.

Consegue perceber a força que um posicionamento como esse tem?

Acredito que é possível (e totalmente viável) integrar as ações de marketing online com o mundo “off-line”. Os dois mundos se integram, porque na verdade os dois mundos são um só. Não existe diferença. Existe integração.

Então você pode usar a internet como uma ferramenta poderosa para atrair seus clientes. A grande vantagem da internet é que você consegue entrar no seu nicho e criar a “tribo” da sua marca de forma muito mais rápida.

E isso converte em negócios.

Até agora estamos bem?

Ótimo.

Porque agora preciso dar alguns exemplos do que NÃO É um posicionamento único.

Preparado?

Não fique triste caso você já tenha feito isso, ok? A culpa não é sua. Na verdade, ninguém te ensinou direito.

O que NÃO é um posicionamento único (com alguns comentários):

  • O melhor <serviço> da região
  • O melhor <produto> para você
    (TODOS os players são os melhores, ou os maiores…)
  • <produto> de qualidade para você
    (esse talvez seja o mais comum… já vi de colchões a pamonhas e todos os tipos de serviço)
  • Onde você encontra o que precisa
    (isso faz algum sentido para você?)

Isso parece com a sua oferta? Ou com seu slogan?

Sinto informar, este REALMENTE não é um posicionamento único.

Vou escrever sobre oferta mais a frente, mas veja que quanto mais específico seu posicionamento, mais forte, mais único se torna.

Já citei alguns exemplos anteriores, mas pense em uma resposta direta. O que chamaria sua atenção?

“O Melhor Creme de Mandioca Da Região”

Ou…

“Creme de Mandioca Natural, em Latas de 300ml, Com O Sabor Único de Uma Região Secreta do Norte de Minas Gerais.”

Ou, “um pouco” mais agressivo…

“Leve o Creme de Mandioca, e Se Não Gostar, Devolvemos o Dinheiro”.

Sua cabeça já começou a ter dezenas de ideias?

Vamos aprofundar um pouco mais então…

Se você vende qualquer serviço ou produto, você já entendeu que precisa encontrar seu posicionamento único. Isso também é conhecido como “Grande Ideia”.

A “Grande Ideia” é uma “sacada” que você consegue quando alinha seu posicionamento único com uma mensagem altamente persuasiva.

Os copywriters nível AAA (aposto que existem menos de 20 no mundo) tem como valor inestimável do trabalho deles, encontrar a Grande Ideia para cada negócio que atuam.

Se quiser saber mais por si, procure sobre David Ogilvy, ou procure estudar a “Grande Ideia” de uma empresa chamada Dollar Shave Club.

Gary Halbert provavelmente foi o maior copywriter que já existiu, ele era mestre em encontrar Grandes Ideias.

Em um anúncio, a Grande Ideia manifestada foi a seguinte:

Esposa de Astro da TV

Jura Que O Perfume Dela Não Possui

Nenhuma Substância Ativadora Sexual Ilícita

E o anúncio em si falava de como a pessoa em questão queria mostrar que o perfume dela era seguro de usar em público e iria vender amostras da fragrância para provar isso.

Nem preciso dizer que ganharam milhões com esse anúncio. Mas esse é o poder do seu posicionamento único, alinhado com uma grande ideia.

Neste artigo não vou falar muito disso… mas procure encontrar a sua Grande Ideia. Qual a sua grande sacada para se posicionar unicamente no mercado?

Leve isso para toda ação de negócios que estiver fazendo, independente de onde você está.

Este é o primeiro passo para você conseguir se destacar.

E agora que você chegou até aqui, vamos efetivamente para ações práticas.

Primeiro, e essencialmente, encontre seu posicionamento único. Qual problema você resolve e pelo que você quer ser conhecido?

Segundo, comece a escrever todos os termos, produtos e serviços ligados ao seu posicionamento único.

Pegando o exemplo do terapeuta que faz reflexologia: reflexologia nos pés, nas mãos, massagem nos pés, dor na lombar, dor na coluna, dor nas costas, etc…

Terceiro, defina um plano de comunicação.

O que é este plano? Envolve responder a seguinte questão: por quais formas você vai se comunicar com seu público?

Por exemplo, através do seu site, do seu blog, por e-mails, redes sociais, eventos presenciais…

Para a estratégia funcionar da forma que eu faço, um blog e comunicação por e-mail são fundamentais, porque você consegue atrair seu cliente através de tráfego pago e tráfego orgânico, e se comunica com ele através do e-mail para apresentar suas ofertas.

Porém, para essa estratégia funcionar, você precisa de um foco.

Por isso encerro este artigo exatamente com essa lição de casa para você fazer:

Encontre seu posicionamento. Encontre seu foco.

Construa toda a sua comunicação a partir disso.

O céu é o limite.

No próximo post começaremos a compreender as soluções do tráfego pago e orgânico, e quando você precisa usar um ou outro, ou os dois!

(e também você já saberá o que procurar para preparar sua máquina de tráfego!)

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