Esse pequeno material apresenta um guia com 12 passos para ter sua plataforma Moodle, a ideia surgiu após ter instalado 15 plataformas e a medida que realizava as configurações a velocidade ficava ainda maior. Se você é professor ou Dono de uma escola e deseja ter sua plataforma Moodle instalada acompanhe até o final.
Plano Para Criar Sua Plataforma de Ensino Moodle
Quer você seja webdesign ou professor de curso, pode usar este artigo como faria com um plano de projeto. À medida que você avança em cada tópico, você recebe orientação sobre como tomar decisões que atendam às suas metas para o local de aprendizado.
Isso ajuda a criar o tipo de experiência de aprendizado que você deseja para seus professores (se você for o criador do site) ou alunos (se você for o professor). Você também pode usar este material como um manual de referência tradicional, mas suas principais vantagens são a abordagem passo a passo orientada a projetos e a orientação que fornece sobre a criação de uma experiência de aprendizagem interativa.
A Platforma Moodle foi projetada para ser de uso intuitivo e sua ajuda online é bem documentada. Ele faz um bom trabalho informando como usar cada um de seus recursos. O que os arquivos de ajuda do Moodle não dizem é quando e por que usar cada recurso, que efeito isso terá na experiência do aluno, e é isso que este material fornece.
Instruções para uso do Moodle
Conforme você avança em cada conteúdo, sua plataforma EAD aumentará em escopo e sofisticação. Quando terminar este conteúdo, você terá uma plataforma online interativa e completa. À medida que você aprende mais sobre o que o Moodle pode fazer e ver seus cursos tomando forma, você pode querer mudar algumas das coisas que fez nos artigos anteriores. O Moodle oferece essa flexibilidade. E este material o ajuda a determinar como essas mudanças se espalharão por todo o seu site.
Etapa 1 – Aprender sobre a experiência Moodle
Cada Learning Management System (LMS) tem um paradigma, ou abordagem, que molda a experiência do usuário e incentiva um determinado tipo de uso.
Um LMS pode estimular o aprendizado muito sequencial, oferecendo recursos que impõem uma determinada ordem em cada curso. Pode desencorajar a interação aluno-aluno, oferecendo poucos recursos que a suportam, enquanto encoraja o aprendizado individual ao oferecer muitas oportunidades para o aluno interagir com o material do curso.
Etapa 2 – Instalando o Moodle
A instalação do Moodle o orienta durante a instalação do Moodle em seu servidor web. Isso o ajudará a estimar a quantidade de espaço em disco, largura de banda e memória que você precisará para o Moodle. Isso pode ajudá-lo a decidir sobre o serviço de hospedagem certo para suas necessidades.
Etapa 3 – Configure o seu Site
A maioria das decisões que você toma durante a instalação e configuração do Moodle afetarão a experiência do usuário. Não apenas alunos e professores, mas também criadores de cursos e administradores de sites são afetados por essas decisões. Enquanto a ajuda online do Moodle faz um bom trabalho em informar como instalar e configurar o software, não informa como as configurações que você escolhe afetam a experiência do usuário.
Etapa 4 – Crie a estrutura para o seu site de aprendizagem
Criando categorias e cursos, conduz você através da criação de categorias de cursos e, em seguida, criando cursos.
Assim como você escolheu as configurações para todo o site durante a instalação e configuração, você escolhe as configurações para todo o curso ao criar cada curso. Este capítulo descreve as implicações das várias configurações do curso, para que você possa criar a experiência que deseja para cada curso. Também mostra como adicionar professores e alunos aos cursos.
Etapa 5 – Decisões sobre Padrão de configurações
No Moodle, o material do curso é um recurso ou uma atividade. Um recurso é um item que o aluno vê, ouve, lê ou baixa. Uma atividade é um item com o qual o aluno interage ou que permite que o aluno interaja com o professor ou outros alunos.
Etapa 6 – Adicionando Material para Curso Básico
Na maioria dos cursos online, o material principal consiste em páginas da web que os alunos visualizam. Essas páginas podem conter texto, gráficos, filmes, arquivos de som, jogos, exercícios – qualquer coisa que possa aparecer na World Wide Web pode aparecer em uma página da Web do Moodle.
Etapa 7 – Tornar os Cursos Interativos
Nesse contexto, interativo significa uma interação entre o aluno e o professor, ou o aluno e uma página da web ativa. A interação aluno-a-aluno é abordada em um conteúdo posterior. Esta etapa cobre atividades que envolvem interação entre o aluno e uma página da web ativa ou entre o aluno e o professor. Interativo o material do curso inclui aulas que orientam os alunos por um caminho definido, com base em suas respostas à pergunta de revisão e nas tarefas que são carregadas pelo aluno e avaliadas pelo professor.
Etapa 8 – Avalie seus Alunos
Você aprenderá a avaliar o conhecimento dos alunos com um teste. Esta Etapa cobre completamente a criação de perguntas do questionário, compartilhamento de perguntas do questionário com outros cursos, adição de feedback a perguntas e questionários e muito mais.
Etapa 9 – Tornar seu Curso Social
O material do curso social permite a interação aluno-aluno. O Moodle permite que você adicione chats e fóruns aos seus cursos. Esses tipos de interação serão familiares a muitos alunos.
Aula 10 – Atividades Colaborativas
O Moodle permite que os alunos trabalhem juntos para criar novos materiais. Por exemplo, você pode criar glossários para todo o site e glossários específicos para um único curso. Os alunos podem adicionar aos glossários. Você também pode permitir que os alunos contribuam e editem um wiki em sala de aula.
Aula 11 – Gerenciando seus cursos
Grupos e coortes mostra como usar grupos para separar os alunos em um curso. Você também aprenderá a usar coortes, ou grupos em todo o site, para matricular alunos em cursos.
Aula 12 – Tome o pulso do seu curso
O Moodle oferece várias ferramentas para ajudar os professores a administrar e ministrar cursos. Ele mantém registros de acesso detalhados que permitem aos professores ver exatamente a que conteúdo os alunos acessam e quando. Ele também permite que os professores estabeleçam escalas de notas personalizadas, que estão disponíveis em todo o site ou para um único curso. As notas dos alunos podem ser acessadas online e também podem ser baixadas em uma variedade de formatos (incluindo planilha).
Por fim, os professores podem colaborar em fóruns especiais (quadros de avisos) reservados apenas para eles.